Acabar com a Fobia Definitivamente


Qual seu maior medo? Você tem pavor de algo específico que causa paralisia, falta de ar, taquicardia, sudorese excessiva, entre outros? Quando o medo é irracional, exagerado e específico, chamamos de Fobia. Você sabe que cerca de vinte por cento da população tem uma fobia? As mais comuns são a aracnofobia (aranha), a  sociofobia (pessoas, situações sociais) e a aerofobia (avião). Mas existem também umas bem estranhas como bibliofobia ou medo dos livros ou coulrofia que é  fobia de palhaços! Nada engraçado, acredito.

Até agora, o tratamento de fobia era, além do controle medicamentoso do medo, muito mais por desensibilização através da exposição do paciente ao objeto fóbico, realmente ou imaginariamente. Esse método tem efeito em até 75% (Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA) mas necessita várias sessões. Muitas pessoas têm medo dessa abordagem e vivem como repetição do trauma repetidamente.

Com a EFT, Técnica de Liberação Emocional, muitas vezes bastam apenas minutos para um terapeuta experimentado, dependendo do tipo de fobia. Dificilmente necessita-se mais de uma ou duas sessões.

Uma fobia tem vários “aspectos” que resultam nela. Por exemplo: cada uma das sensações físicas (suor, medo no peito, arrepio na espinha, falta de ar), imagens que aparecem na mente (uma aranha, um corpo caindo do alto, os dentes de um animal, os risos de pessoas que constrangem…), sons (gritos, barulho de choque de carro, bombas…), movimentos (vai ser esmagado, afundando, caindo, a aranha subindo no braço…) e mesmo situações traumáticas específicas. Na EFT, cada um desses aspectos vai ser pego separadamente e vai ser neutralizado um a um, até desaparecer totalmente.

Pode parecer demorado, mas na maioria dos casos dura 15 a 20 minutos!

Aqui você vai poder ver um vídeo no qual a pessoa tinha acrofobia, ou medo de altura, e ela tinha sumido DEFINITIVAMENTE em 3 minutos e 54 segundos! Isso mesmo, 3m54s. Dois anos depois entrevistei o outra vez e ele disse-me que nunca mais teve medo e que inclusive ajudava outras pessoas a eliminar fobias!